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Regras para Submissão de Trabalhos

O II Congresso da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia e o III Seminário sobre a Doença de Alzheimer receberão resumos de trabalhos.

Encerrado o prazo de submissão em 30/09/2025

Categoria

Serão aceitos relatos de experiência, pesquisas originais ou revisões da literatura científica, no campo da Geriatria, Gerontologia e da Doença de Alzheimer. Os relatos serão apresentados na modalidade “Rodas de Conversa”.

Limite de resumos por participante

Cada participante poderá submeter no máximo dois resumos vinculados à sua inscrição como primeiro autor. Não há limite para participação como coautor em trabalhos inscritos por outros participantes. Um autor inscrito somente poderá ser responsável pela submissão de até dois resumos.

Obrigatoriedade de pagamento da taxa de inscrição

Não é necessário efetuar o pagamento da inscrição no momento do cadastramento e/ou submissão dos resumos. Entretanto, caso o trabalho seja aprovado, para garantir a sua inclusão na programação do evento, o autor responsável pelo trabalho (autor principal ou coautor) deverá realizar o pagamento até o dia 08/10/2025.

Se o autor responsável pelo trabalho não efetuar a inscrição no Congresso, a responsabilidade pelo trabalho deverá ser transferida para um coautor que esteja com a taxa de inscrição paga, por meio de mensagem para o e-mail: crbgg2025@uerj.br

Caso o apresentador do trabalho (autor ou coautor) não seja o autor responsável, este também deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 08/10/2025.

Observações

Os valores com desconto possuem prazo limitado. Veja com atenção essa informação no site de inscrição aqui.

Orientações para Elaboração do Resumo
Resumo de pesquisas originais e revisões

Relatos de pesquisas são trabalhos originais que se orientam por uma pergunta ou hipótese, que têm um método científico explicitado e que descrevem os resultados criticamente de acordo com a literatura. O formato dos resumos devem seguir rigorosamente as normas abaixo. Somente serão aceitos resumos que tiverem todos os elementos a seguir. O formulário de submissão conterá:

    • Título: deve ser objetivo, conciso e informativo. Somente a primeira letra deve ser maiúscula.

    • Autores: informar nome completo e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o autor principal e em seguida, se houver, o(s) coautor(es). Máximo de 8 (oito) autores.

    • Apresentador do trabalho: indicar o nome, a filiação institucional e o e-mail do autor principal ou coautor que apresentará o trabalho.

    • Fonte(s) de financiamento: crédito a órgãos financiadores da pesquisa, se pertinente. Se não tiver, informar “sem financiamento”.

    • Conflito de interesses: Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes. Se não houver, informar “sem conflito de interesses”.

    • No campo “resumo” o autor responsável deverá incluir somente resumo e palavras-chave, para evitar a identificação dos autores e permitir a avaliação cega pela comissão científica. Estes elementos deverão conter:

        ◦ Resumo: o texto deve ser objetivo e conciso, com no máximo 250 palavras. O resumo deve ser estruturado, destacando o(s) objetivo(s), método, resultado e conclusão. No caso de relatos de experiência deve-se destacar o(s) objetivo(s), relato da experiência e conclusão.

        ◦ Palavras-chave: indicar de três a seis termos, separados por ponto e vírgula, que identifiquem o conteúdo do trabalho, utilizando descritores em Ciências da Saúde – DeCS (disponível em http://decs.bvs.br/).

Observações

Gráficos, tabelas, imagens e referências bibliográficas não poderão ser incluídos no resumo devido à limitação de espaço. Notar que o resumo não deve ter seu(s) autor(es) identificado(s). Ele deve ser preenchido diretamente em campo específico na aba de submissão.

Critérios para Avaliação de Resumos

Além da observância aos requisitos de resumos acima explicitados, o processo de avaliação adotará os seguintes critérios:

• Relevância, atualidade e natureza inovadora (nova aplicação/contribuição ao conhecimento existente); 

• Adequação conceitual e metodológica para o alcance dos objetivos e dos resultados;

• Características do resumo submetido no que se refere à organização, capacidade de síntese e clareza de exposição;

• Adequação do título;

• Abordagem de produtos, resultados ou argumentos e sua contribuição ao desenvolvimento da Geriatria e Gerontologia

Observações

 eesumos que não cumpram com todas as exigências descritas não serão aceitos.

Resultados com afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados.

Oportunamente, a Comissão Organizadora comunicará aos autores a data, o horário e o local para apresentação dos trabalhos aprovados.

O número de trabalhos selecionados para as “Rodas de Conversa” será definido de acordo com os critérios da Comissão Científica, e segundo a adequação ao tempo e aos espaços disponíveis para a realização do congresso.

Os resumos aceitos serão publicados nos Anais da RBGG. Por isso, reforçamos a importância da revisão ortográfica e gramatical no preparo dos mesmos. No mesmo sentido, devem ser observadas as orientações referentes ao padrão para preenchimento do título, do(s) nome(s) de autor(es) e do resumo. 

Antes do envio de seu resumo, reforçamos a sugestão de que os autores façam uma revisão detalhada do texto que será submetido para avaliação, pois não será possível edição do resumo após a submissão.

Quaisquer dúvidas, favor entrar em contato através do e-mail: crbgg2025@uerj.br

Datas e Prazos Importantes

Divulgação do resultado da avaliação: 07/10/2025

Prazo para pagamento da taxa de inscrição para autores responsáveis e apresentadores: 08/10/2025

Apresentação dos Trabalhos no Congresso

Os trabalhos aprovados serão apresentados na modalidade “Rodas de Conversa”.

Os trabalhos aprovados serão apresentados em sessões temáticas, moderadas por um especialista em Geriatria e Gerontologia designado pela Comissão Organizadora. O autor ou representante do trabalho terá cerca de dez minutos para apresentar os resultados da sua pesquisa e poderá utilizar recursos audiovisuais como vídeos, imagens, figuras e apresentações em Notebook e/ou tablet. Cabe ressaltar que os recursos audiovisuais serão de inteira responsabilidade do apresentador. Cada Roda de Conversa terá duração total de 60 minutos com a apresentação de três a cinco trabalhos sobre a mesma temática e um tempo para perguntas. Após seleção dos trabalhos, as informações sobre o local e horário das apresentações serão informadas no site do evento na aba programação.

Certificados e Publicação nos Anais da RBGG

•  Certificados de participação serão enviados a todos os participantes.

• Certificados de apresentação de trabalho serão enviados aos autores.

Os resumos dos trabalhos aceitos no Congresso serão publicados gratuitamente nos Anais da RBGG. Em momento oportuno, serão solicitadas as versões em inglês do resumo para revisão pela RBGG. O custo da tradução ou revisão do abstract enviado ficará a cargo dos autores. Posteriormente, caso seja do interesse da RBGG, os autores podem ser contatados para redigirem um manuscrito para publicação do trabalho na Revista, que seguirá normalmente pelo processo editorial.

 

III Seminário sobre

Doença de Alzheimer

Em paralelo ao CRBGG 2025, no mesmo local, ocorrerá o III Seminário Doença Alzheimer, um espaço especial para a apresentação e discussão dos avanços na pesquisa, diagnóstico e tratamento da Doença de Alzheimer.